OpenOffice.org

O que é o OpenOffice?

O OpenOffice.org é um uma suite completa de escritório comparável com o actual Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision e posteriormente adquirida pela Sun Microsystems. O OpenOffice tem sofrido um grande desenvolvimento graças às contribuições  que chegam, não só da Sun Microsystems, mas também de comunidades espalhadas pelo mundo. Actualmente o OpenOffice.org representa um excelente substituto ao Microsoft Office.

 O OpenOffice suporta nativamente o formato aberto OpenDocument que permite aos utilizadores trocar documentos, folhas de cálculos, cartas, memorandos, bases de dados, entre muitos outros. Esse padrão foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e é baseado no formato XML tendo sido aprovado como um padrão ISO/IEC em Maio de 2006 (ISO/IEC 26300).

 

Processador de texto

 

Principais Características

  1. Acelera a produtividade através da criação de modelos personalizados
  2. Completa e sugere automaticamente as palavras mais comuns
  3. Formata automaticamente todo o documento deixando-o com mais tempo para escrever o seu documento
  4. Possui dicionário de sinónimos e corrector ortográfico (em português) que automaticamente corrige os erros enquanto se escreve
  5. Permite a inserção de gráficos, imagens, tabelas e outros objectos no documento
  6. Exporta ficheiros para diversos formatos, tais como DOC, RTF, HTML, XHTML, XML ou PDF
  7. Cria rapidamente cartas, faxes, agendas, minutas, facturas através de assistentes
  8. Deixa a gestão dos longos e complexos documentos ao cargo geração automática de cabeçalhos, referências bibliográficas, índices remissivos, índices de imagens e gráficos.
  9. Envia os documentos por email a partir do Writer
  10. Exporta facilmente os documentos para a Web
  11. Abre, edita e guarda documentos do formato Microsoft Word

Folha de Cálculo

Principais Características

  1. Executa-se facilmente análises aos seus dados
  2. Fórmulas em linguagem natural permitem efectuar cálculos do tipo 'Vendas – Custo'
  3. Criam-se cenários facilmente, por exemplo, como varia o lucro caso as vendas sejam altas, médias ou baixas
  4. Estilos e formatação tornam simples e flexível a aplicação das opções de formatação das células, incluindo livre rotação, modelos, background, limites e muitas mais opções
  5. Exporta com um clique as folhas de cálculo para PDF
  6. Publica-se facilmente documentos na Web
  7. Abrir, editar e guardar documentos do Microsoft Excel

 

Apresentação de Slides

Principais Características

  1. Pode-se utilizar nas apresentações animações, filmes, efeitos especiais e clipart 2D / 3D
  2. Exporta os documentos no formato Adobe Flash (SWF)
  3. Abre, edita e guarda documentos do Microsoft PowerPoint  

 

 


Sistema de Gestão de Base de Dados

Principais Características

 

  1. Cria e edita tabelas, formulários e relatórios utilizado os assistentes
  2. Capacidade de abrir e manipular bases de dados em dBASE, Microsoft Access, MySQL, Oracle ou outras bases de dados ODBC
  3. Através da criação de uma ligação ODBC pode-se facilmente aceder a uma tabela do Microsoft Access

 

Editor de Desenho

Principais Características

  1. Pode utilizar-se nas apresentações como animações, filmes, efeitos especiais e clipart 2D / 3D
  2. Exporta os documentos no formato Adobe Flash (SWF)
  3. Abre, edita e guarda documentos do Microsoft PowerPoint  
  4. As ferramentas de desenho e diagramas permitem-lhe criar apresentações de uma forma simples e profissional

 

 

Editor de Fórmulas Matemáticas

Principais Características

  1. Selecciona rapidamente o símbolo a inserir através de um simples clique no botão direito
  2. Selecciona um símbolo rapidamente através da caixa 'Selecção' 
  3. Adiciona, edita ou elimina símbolos  

 

Download

Procurar no site

© 2010 Free Software Advice. All Rights Reserved