OpenOffice.org
O que é o OpenOffice? O OpenOffice.org é um uma suite completa de escritório comparável com o actual Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision e posteriormente adquirida pela Sun Microsystems. O OpenOffice tem sofrido um grande desenvolvimento graças às contribuições que chegam, não só da Sun Microsystems, mas também de comunidades espalhadas pelo mundo. Actualmente o OpenOffice.org representa um excelente substituto ao Microsoft Office.
O OpenOffice suporta nativamente o formato aberto OpenDocument que permite aos utilizadores trocar documentos, folhas de cálculos, cartas, memorandos, bases de dados, entre muitos outros. Esse padrão foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e é baseado no formato XML tendo sido aprovado como um padrão ISO/IEC em Maio de 2006 (ISO/IEC 26300).
Processador de texto
Principais Características
- Acelera a produtividade através da criação de modelos personalizados
- Completa e sugere automaticamente as palavras mais comuns
- Formata automaticamente todo o documento deixando-o com mais tempo para escrever o seu documento
- Possui dicionário de sinónimos e corrector ortográfico (em português) que automaticamente corrige os erros enquanto se escreve
- Permite a inserção de gráficos, imagens, tabelas e outros objectos no documento
- Exporta ficheiros para diversos formatos, tais como DOC, RTF, HTML, XHTML, XML ou PDF
- Cria rapidamente cartas, faxes, agendas, minutas, facturas através de assistentes
- Deixa a gestão dos longos e complexos documentos ao cargo geração automática de cabeçalhos, referências bibliográficas, índices remissivos, índices de imagens e gráficos.
- Envia os documentos por email a partir do Writer
- Exporta facilmente os documentos para a Web
- Abre, edita e guarda documentos do formato Microsoft Word
Folha de Cálculo
Principais Características
- Executa-se facilmente análises aos seus dados
- Fórmulas em linguagem natural permitem efectuar cálculos do tipo 'Vendas – Custo'
- Criam-se cenários facilmente, por exemplo, como varia o lucro caso as vendas sejam altas, médias ou baixas
- Estilos e formatação tornam simples e flexível a aplicação das opções de formatação das células, incluindo livre rotação, modelos, background, limites e muitas mais opções
- Exporta com um clique as folhas de cálculo para PDF
- Publica-se facilmente documentos na Web
- Abrir, editar e guardar documentos do Microsoft Excel
Apresentação de Slides
Principais Características
- Pode-se utilizar nas apresentações animações, filmes, efeitos especiais e clipart 2D / 3D
- Exporta os documentos no formato Adobe Flash (SWF)
- Abre, edita e guarda documentos do Microsoft PowerPoint
Sistema de Gestão de Base de Dados
Principais Características
- Cria e edita tabelas, formulários e relatórios utilizado os assistentes
- Capacidade de abrir e manipular bases de dados em dBASE, Microsoft Access, MySQL, Oracle ou outras bases de dados ODBC
- Através da criação de uma ligação ODBC pode-se facilmente aceder a uma tabela do Microsoft Access
Editor de Desenho
Principais Características
- Pode utilizar-se nas apresentações como animações, filmes, efeitos especiais e clipart 2D / 3D
- Exporta os documentos no formato Adobe Flash (SWF)
- Abre, edita e guarda documentos do Microsoft PowerPoint
- As ferramentas de desenho e diagramas permitem-lhe criar apresentações de uma forma simples e profissional
Editor de Fórmulas Matemáticas
Principais Características
- Selecciona rapidamente o símbolo a inserir através de um simples clique no botão direito
- Selecciona um símbolo rapidamente através da caixa 'Selecção'
- Adiciona, edita ou elimina símbolos